01/04/2022 às 22:51

Grito ancestral - Assembleia do povo Tupinambá do Baixo Tapajós  

30
2min de leitura

No dia 12 de novembro de 2021 ocorreu a assembleia dos povos Tupinambás na comunidade de Muratuba, localizado nas proximidades do distrito de Boim. Na região são 22 aldeias, localizadas na Margem esquerda do Rio Tapajós, Baixo Tapajós, Amazônia, Brasil.

Muratuba - S2° 55.013' W55° 12.332'

https://connect.garmin.com/modern/activity/7832414532?share_unique_id=2


Foto: Rodrygo Azulino - 2021 / Pajé Nato Tupinambá - Muratuba

A abertura da assembleia se deu a partir de um ritual de purificação e celebração, trazendo uma conexão com os ancestrais, uma troca de energia com a natureza e os seres que habitam o território, os encantados.

Foto: Rodrygo Azulino - 2021 - Ritual de purificação.

Alguns dos temas discutidos e votados na assembleia foram a revisão do estatuto; autodemarcação do território; educação escolar indígena, dentre outros temas importantes para os povos da região. Foram intensas 12 horas de reunião, visando melhorias, retomada do território e preservação da cultura dos povos.

Foto: Rodrygo Azulino - 2021 - Votação e deliberação na assembleia Tupinambá

Nos dias 13 e 14/11 aconteceu o 4º Grito ancestral na ponta do Pau da Letra, distrito de Boim, em um momento de luta e resistência, a manifestação consistiu na abordagem e paralisação das balsas que navegavam no Rio Tapajós transportando soja, minérios, madeira. Os manifestantes levantaram suas faixas de protestos buscando alertar sobre as ameaças ambientais que a região vem sofrendo, algumas dessas são causadas pelos grandes e potentes motores dos navios que matam os peixes e aumentam a erosão as margens do rio, além dos grandes empreendimentos que se instalam na região de forma irregular, sem aviso prévio aos povos da região. A manifestação ocorreu de forma pacífica.

Foto: Estúdio Composição - 2021 - Grito ancestral Tupinambá - Pau da Letra
Foto: Estúdio Composição - 2021 - Momento antes de abordarem a balsa - Rio Tapajós

Confira alguns registros desse encontro ancestral tupinambá:


01 Abr 2022

Grito ancestral - Assembleia do povo Tupinambá do Baixo Tapajós  

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Assembleia do povo tupinambá Grito ancestral Tupinambá Ritual indígena

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp