09/12/2021 às 16:32

A retomada da produção audiovisual na Amazônia

51
3min de leitura

Depois de um longo período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do Corona vírus (Covid-19), a produção audiovisual está retomando a passos curtos seu desenvolvimento, mesmo ainda diante de tantas incertezas. Com todos esses acontecimentos, os artistas e produtores do ramo audiovisual se adaptaram às novas modalidades de trabalho no estilo home office, com trabalhos realizados por equipes reduzidas dentre outras mudanças em concordância com os protocolos de segurança sanitária. No entanto, nem todos os estilos de produção foram passíveis de completa adaptação, mesmo tendo seu produto consumido em grande parte em plataformas online, o audiovisual é em si uma arte de produção coletiva, assim sendo, exige a aproximação entre as pessoas desenvolvedoras dos projetos.

Trazendo esta questão para um foco mais específico, podemos analisar as produções regionais, uma vez que são de grande importância pois possuem como objetivo difundir conhecimentos e desenvolvimentos da região, sendo produzidos por profissionais regionais que levam estas informações para o mundo, deste modo transmitindo uma diversidade de conhecimentos locais de forma audiovisual online e/ou por mídia impressa. Esse reconhecimento se torna importante para o desenvolvimento econômico e cultural da região, trazendo consigo neste processo um novo olhar para quem tem acesso à este conteúdo e para aqueles que vivem na pele a essência da região amazônica.

Como mencionado anteriormente, tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico e artístico da região amazônica as produções construídas por empresas e pessoas locais, mesmo com as adversidades que envolvem o setor, como a questões de espaços de ensino, acesso a locais de produção, tal qual a aquisição de equipamentos para este fim que possuem valores elevados, sendo vendidos por empresas de fora do estado ou do país. Como nortistas nos habituamos a famosa frase "frete grátis para todo o país" mas não para o Norte.

O avanço do acesso à internet tem possibilitado certa praticidade na aprendizagem relacionada às formações especificas para a produção do audiovisual, principalmente em meio a escassez de cursos e capacitações para este fim na região. Deste modo, online é possível de se ter acesso a ensino de profissionais da área, responsáveis pela construção de uma obra, manuseio de equipamentos, desenvolvimento e publicação de obras com temáticas diversificadas em plataformas digitais com a possibilidade de visibilidade global. Tal difusão do conhecimento proporciona uma base para produções de cinema local, conteúdos publicitários, institucionais, artísticos musicais, mostrando o surgimento de novos talentos profissionais com uma visão cultural diversificada.

A conexão entre profissionais da área é essencial para a construção, desenvolvimento e difusão de conteúdos de produção, pois possibilita uma troca de experiências e vivências.

No dia 06 de Dezembro de 2021, ao comando do videomaker Carlos Cruz foi produzido o conteúdo audiovisual em formato de entrevista para a empresa Boaventura Lab em Alter do Chão. A frente, o entrevistador Marcelo Magalhães comandou um bate papo descontraído com o empreendedor Luís, fundador da MAD - My Amazon Dream, dialogando sobre os modelos de negócios sustentáveis e seu crescimento no contexto local, com foco principal voltado aos trabalhos desenvolvidos pela empresa MAD.

Ficou interessado nesse bate papo pra lá de relevante? Então conheça as empresas por trás desse encontro:

  • MAD- My Amazon Dream
  • A MAD é uma empresa que tem como missão desenvolver produtos que purificam o organismo, regeneram o planeta e criam impacto social positivo. Fonte: https://www.mad4.life/
  • Boaventura Lab
  • Empresa com o intuito de promover um local de novas experiências, para compartilhar conhecimento e inovação. Com um espaço inovador que realiza cursos de negócios, audiovisual e artes. Deixando de lado o modelo tradicional de ensino, para trocar experiências em uma rede colaborativa e inovadora. A Boaventura Lab também é responsável pela criação do Clube de Aprendizagem sobre Empreendedorismo, sendo um clube constituído de empreendedores que crescem e se transformam através da leitura de livros ‘fora da curva’ e compartilhamento de experiências reais - Fonte: https://boaventuralab.com.br/

Confira os registros dessa entrevista :

Estúdio Composição - Videomaker - Carlos Cruz


09 Dez 2021

A retomada da produção audiovisual na Amazônia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alter do chão Audiovisual Boa Ventura Lab conteúdo alter do chão Filmagem alter do chão MAD4LIFE MADE IN AMAZÔNIA produção audivisual alter do chão Produção audivisual Santarém Videomaker Santarém

Olá, tudo bem com você? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats para tirar suas dúvidas.
Logo do Whatsapp